Cabelos e segredos

A função do Shampoo é de apenas higienizar o couro cabeludo e preparar os fios para receber nutrientes.
Além de higienizar, o shampoo abre as cutículas dos fios que precisam ser fechadas em seguida para o cabelo não ficar áspero. Essa é a melhor hora para fazer um tratamento com uma máscara ou um fortalecedor, mas no dia a dia o condicionador cumpre a tarefa de fechar as cutículas e hidratar o cabelo.
Os leave-ins, condicionadores, máscaras SEMPRE devem ser ativados para que o efeito seja mais intenso.Basta esfregar o produto nas mãos e aplicar.
Uma boa massagem ajuda na circulação sanguinea.NÃO ESFREGUE O COURO JAMAIS!
Uma dica para quem quer acelerar o crescimento dos cabelos é lavar os cabelos com a cabeça para baixo e massagear bem para ativar a circulação do sangue.
NUNCA DEIXE EXCESSO DE PRODUTOS NOS CABELOS.
Sempre enxague, retirando o excesso de água dos cabelos, com uma toalha, para total absorção dos ativos.Não é preciso BESUNTAR OS FIOS NEM O COURO CABELUDO.UMA BOA HIDRATAÇÃO É FEITA com movimentos rápidos do topo da cabeça até as pontas do cabelo, no sentido do fechamento das escamas, de 3 até 10 minutos, no máximo.

O MITO DO SHAMPOO SEM SAL
Sabe aquela história de falar uma verdade que não acrescenta nada? Como os óleos vegetais comestíveis, que anunciaram “sem colesterol” nas embalagens e venderam horrores? Nas letras miúdas está escrito: “como todo óleo vegetal, não possui colesterol”.

A história do shampoo sem sal foi mais ou menos assim. Alguém, em algum momento, teve uma idéia para promover os seus produtos e associou os cabelos grudados(como quando tomamos um banho de mar), com o sal marinho. Assim nasceu a primeira linha de shampoos sem sal.

A gente tem um certo preconceito contra os efeitos do sol e, quando a propaganda diz que o shampoo não contém sal, logo pensamos que aqueles que não dizem nada na embalagem possuem o terrível sal que estragará nosso cabelo. Mas saiba que isso não é verdade.

O sal tem o nome químico de cloreto de sódio, que é utilizado para dar consistência aos shampoos. O principal ingrediente destes produtos é o tensoativo – o lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio.

Na produção destes, acontece uma reação química, cujo produto secundário é o cloreto de sódio, ou seja, o tal sal. Por isso, mesmo que estes shampoos afirmem nas embalagens não possuir sal, eles são feitos com o tensoativo, cujo nome termina em de sódio. Ou seja, eles têm sal em seus produtos. E tem mais: as concentrações são muito baixas e não causam nenhum dano aos cabelos.

Há outro fator a se considerar: quando usamos um shampoo no banho, enxaguamos os cabelos, na sequência, com água doce, não é? Pois o sal é totalmente solúvel em água doce, logo, não vai sobrar nenhum sal no nosso cabelo.

Os cabeleireiros que trabalham com a escova progressiva acabaram comprando esta ideia errada do shampoo com sal, que não é uma verdade, pois o que causa o dano da escova progressiva é o componente químico que provoca abertura das escamas e quebra das ligações internas do cabelo, além da força manual mecânica e calor (escova + prancha) para alisar o fio. A nova estrututura interna do fio alisado é mais frágil, tornando os cabelos mais sucetiveis a quebra além de deixar a parte externa do fio mais ressecada.

Reconstrução
Para reconstruir o cabelo precisamos devolver a ele componentes internos importantes como minerais, água, aminoácidos e proteínas. Quando ele está em equilíbrio, essa parte interna é preenchida. Recomendo fazer uma vez por semana uma reposição de aminoácidos. Uma sugestão são os produtos da Joico da linha K-Pak Reconstruct ou Wella power mask specialist SP.

Silicone realmente faz bem para as pontas do cabelo!
Quantas vezes você já leu dicas de cabeleireiros indicando o silicone para os cabelos? Após um corte de cabelo ou mesmo lavagem. Funções do silicone como protetor térmico : quando for usar secador, chapinha ou brawn modelador. Como usar o silicone: aplique nos cabelos antes de inciar esses processos com a finalidade de protegê-los do calor.

O silicone age na parte externa do fio (cutícula) e cria um filme uniforme na superficie, preenchendo possíveis imperfeições, protegendo os cabelos e intensificando o brilho.

Funções do Silicone para cabelos
No mousse: para fazer penteados ou modelar os cabelos. Como usar: aplique no cabelo limpo e úmido antes de iniciar o penteado.

No spray: fixar penteado. Como usar: pode ser usado durante e após o término do penteado. Seu efeito é dar maior durabilidade ao look.

No antifrizz: eliminar o efeito arrepiado, minimizar as pontas duplas e proteger os fios. Como usar: com os cabelos secos, passe o produto no comprimento e nas pontas.

No spray volumizador: dar volume ao: cabelos com fios finos ou au mentar o volume para um me Ihor penteado. Como usar: aplique o pro duto nos fios limpos e úmido ou secos.

O principal uso desse produto é no reparo temporário de pontas duplas. Coloque três ou quatro gotas de silicone nas palmas das mãos e espalhe apenas nas extremidades capilares. O silicone “cola” as pontas e forma uma espécie de película ao redor dos fios. Além disso, deixa os cabelos macios e mais fáceis de pentear. O único problema é que ele some após algumas escovadas ou uma lavagem.Se você nada bastante ou vai à praia com uma freqüência razoável, o silicone pode ser um grande aliado na prevenção do ressecamento dos fios. Você vai sentir a diferença logo no primeiro dia. Atualmente, a tendência do mercado é o spray de silicone, que doma cabelos rebeldes e assenta fios elétricos. Só é preciso tomar cuidado e usar duas ou três borrifadas de cada lado da cabeça – o formato spray pode parecer mais fraco, mas tem o mesmo efeito do silicone tradicional.Por fim, lembre-se de passar silicone nos cabelos antes de fazer escovas ou chapinhas. Não só ele protege os fios como também reage ao calor deixando sua cabeleira bem mais brilhante do que o normal!

Agora que vc já sabe disso tudo, pense bem antes de se jogar nos shampoos caríssimos e invista em bons condicionadores/finalizadores!

Fontes: Site Natura
Site: Fiquelinda

Anúncios
Esta entrada foi postada em Sem categoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s