Segredos de Cleópatra-A musa da Estética


Busto de rainha egípcia do século 2 a.C


A preocupação com a beleza vem dos primórdios da nossa História e começa
no Antigo Egito. Os egípcios foram um dos pioneiros em invenções que pudessem
melhorar o visual, desde as primeiras maquiagens e inclusive as perucas.

Cleópatra é considerada a musa da estética, pois foi uma das primeiras mulheres, que temos notícia, a utilizar alguns produtos com finalidades cosméticas.
Cleópatra se depilava com cera a base de mel ou argila, retirando com tiras de tecido embebidas em sândalo.
Atualmente as mulheres mantêm o hábito de se depilarem mensalmente para se livrarem dos pêlos supérfluos por higiene e também para seduzir e fantasiar.

Cleópatra,como muitos sabem, tomava banho com leite de cabra (AZEDO!).A ciência já explicou há muito tempo o segredo do banho de Cleópatra:O ácido lático encontrado no leite favorece a eliminação das células mortas,está presente no corpo humano (p.ex., pele, cabelos e músculos). Diariamente, o corpo humano produz cerca de 120g de ácido lático. O ácido lático faz parte também do fator NMF (fator natural de hidratação), que retém a umidade na pele. Trata-se de um alfa-hidróxiácido encontrado no leite azedo e atua como regulador do pH em formulações cosméticas e agente antimicrobiano. Para a pele tem ação hidratante, umectante, indicado também para o clareamento e rejuvenescimento da pele.

A maquiagem de olhos usado por Cleópatra e outros antigos egípcios tinha um duplo propósito estético e de proteção dos olhos contra certas doenças, segundo uma pesquisa de científicos franceses do Museu do Louvre e o CNRS. De acordo com os especialistas, há quatro mil anos os antigos egípcios usavam maquiagem feita de chumbo e sais do mesmo elemento químico para escurecer os olhos, que ademais tinham propriedades medicinais que estimulavam o sistema imunológico.

“Doses muito baixas de chumbo não matam às células, ao invés disso produz uma molécula de óxido nítrico que ativa o sistema imunológico que repele bactérias em caso de infecção nos olhos”, explicaram os pesquisadores, que sustentam que no Antigo Egito já conheciam a química destes compostos.

Ademais, os cientistas sugerem que a forma mineral natural do sulfeto de chumbo empregada na maquiagem, funcionava como antisséptico e protegia os olhos dos raios solares.

BANHO DE CLEÓPATRA
Quem quiser experimentar:
Mel líquido ½ xícara
Iogurte natural
Leite em pó integral 1 xícara
Óleo essencial de rosas 5 gotas
Óleo essencial de ylang-ylang 5 gotas

Passos
1Faça uma esfoliação antes do banho com uma mistura de aveia, mel e leite.
2Junte todos os ingredientes da lista em uma jarra e despeje aos poucos na água da banheira. Mexa para dissolver.
3Relaxe na banheira por 20 minutos.
4Enxágue o corpo com água morna.

Importante
Você também pode fazer uma massagem corporal para potencializar o tratamento.
Especialista: Arandi Vasconcellos

Curiosidades:A mais famosa e última Rainha-Faraó do Egito na verdade era grega.
-Quase uma virgem
Diferentemente do que se imagina, a rainha estava longe de ser uma libertina. Ao que tudo indica, César foi seu primeiro homem e Marco Antônio, com quem viveu 11 anos, o segundo e último.

-Invenção romana
A ideia que se tem que Cleópatra era uma sedutora inescrupulosa foi criada pelos romanos, que odiavam a moça e acreditavam que apenas os homens poderiam ser tão poderosos. A difamação contra a rainha começou após Marco Antônio, que na época governava as províncias no Oriente, se separou de sua mulher e assumiu a amante.
Os boatos de que Cleópatra era muito bela e podia seduzir qualquer homem foi disseminado também pelos próprios romanos, que preferiam dizer que ela encantava os homens do que admitir que ela conseguia o que queria por ser charmosa e inteligente.

Anúncios
Esta entrada foi postada em Sem categoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s