Mitos e verdades

VERDADES E MITOS SOBRE A PELE
A pele serve de “armadura” para você: suas estruturas protegem o corpo das agressões externas do meio ambiente, como bactérias e fungos, condições climáticas, poluição e substâncias químicas, entre outras…

Além de proteger o corpo, a própria pele produz para si uma camada de proteção

O sol melhora as espinhas?

Mito. Apesar de ocorrer uma aparente melhora, devido ao bronzeamento e ao ressecamento de algumas lesões, a exposição ao sol acabará provocando uma piora alguns dias depois, devido ao aumento da produção de oleosidade e da espessura da epiderme (camada mais superficial da pele), o que contribui para a obstrução dos poros.

Uma espinha espremida pode virar câncer da pele?

Mito. Espinhas não devem ser espremidas, mas isso não origina o câncer da pele. Muitas pessoas espremem lesões que já eram um câncer da pele, pensando ser uma espinha. As lesões evoluem e, quando vão ao médico e recebem o diagnóstico, pensam que foi porque espremeram a “suposta” espinha.

A alimentação causa espinhas?

Mito. A causa da acne é uma predisposição genética para manifestar a doença. No entanto, observa-se que, mesmo não tendo nenhuma participação na causa da doença, a alimentação pode influir no curso da acne. Em algumas pessoas que já têm a doença, é possível ocorrer uma piora das lesões com a ingestão de alimentos como: chocolate, leite e derivados, amendoins, crustáceos, condimentos fortes e alimentos gordurosos. Se você percebe que suas lesões pioram com determinados alimentos, evite-os.

Os furúnculos são uma doença do sangue?

Mito. Os furúnculos são causados por uma bactéria da própria pele, que invade o folículo piloso causando a infecção.

Raspar os pêlos faz com que eles fiquem mais grossos ou cresçam mais?

Mito. Nada que se faça com a haste do pêlo muda a sua característica. A impressão de que o pêlo engrossa deve-se ao fato de que ele foi cortado no meio da haste, onde é mais grosso que na ponta do fio. Se fosse assim, ninguém ficaria calvo, era só raspar a cabeça que os cabelos voltariam a crescer fortes e grossos.

Para a barba não aumentar, não se deve raspar todo dia?

Mito. Raspar a barba todo dia não vai estimular o crescimento de novos pêlos nem engrossar os que já existem pois isso não afeta a raiz do pêlo, responsável pelo seu desenvolvimento.

Quanto mais se depila, menos pêlos crescem?

Mito. A retirada dos pêlos por depilação não impede o seu crescimento. Isto só aconteceria se, durante a depilação, o bulbo piloso, que forma o pêlo, fosse destruído.

Depilação com roll-on ou cera quente causa varizes?

Mito. As varizes são formadas devido a uma alteração das veias das pernas, dificultando o retorno do sangue venoso para o coração e aumentando a pressão dentro dos vasos. A depilação não interfere neste processo.

Pele oleosa envelhece menos?
Verdade. A pele oleosa é mais resistente à ação dos raios ultra-violeta do sol e sofre menos os seus efeitos danosos, principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

Acima do FPS 15 todos os filtros solares são iguais?

Mito. O filtro solar com FPS 15 já bloqueia a maior parte dos raios ultra-violeta. Entretanto, quanto maior o fator de proteção, maior será o tempo de ação do filtro solar. Saiba mais sobre Filtros Solares e FPS.

Mesmo filtros solares de fps alto devem ser reaplicados a cada 2 horas?

Verdade. Se a pessoa vai ficar exposta ao sol após um intervalo de tempo superior a 2 horas desde a última aplicação do filtro solar, deve reaplicá-lo para obter uma proteção eficaz e atingir o fps do protetor.

Câmaras de bronzeamento fazem mal à pele?

Verdade. A exposição aos raios ultra violeta provenientes do sol ou das câmaras de bronzeamento são danosos à pele, desencadeando o fotoenvelhecimento e predispondo-a ao câncer de pele.


Os cremes auto-bronzeadores fazem mal à pele?

Mito. A não ser que a pessoa tenha alergia ao produto que está utilizando, os cremes bronzeadores não fazem mal à pele, pois apenas pigmentam a última camada da epiderme, conferindo coloração semelhante ao bronzeado.

Usar hidratantes após o sol evita o envelhecimento da pele?

Mito. A hidratação não vai evitar o envelhecimento da pele, combaterá apenas o seu ressecamento. Outras medidas devem ser tomadas para se evitar o envelhecimento cutâneo.

Proteger a pele do sol no dia a dia pode retardar o surgimento das rugas?

Verdade. A principal causa do envelhecimento da pele é a sua exposição aos raios ultra-violeta do sol (fotoenvelhecimento). O uso de protetores solares diariamente retarda o envelhecimento cutâneo. Saiba mais.


Desodorante anti-transpirante provoca câncer de mama?

Mito. Não existe nenhuma relação entre o uso do desodorante anti-transpirante e o surgimento de câncer de mama. Este tipo de desodorante pode provocar um quadro obstrutivo das glândulas sudoríparas das axilas, formando nódulos inflamados e dolorosos na região. Saiba mais sobre a hidradenite.

Lixar os calos vai fazer com que eles desapareçam?

Mito. O calo é uma resposta da pele a um traumatismo constante. A pele engrossa para se tornar mais resistente. Lixar o calo vai apenas desbastá-lo, afinando a pele, no entanto, o calo voltará a crescer se a sua causa não for eliminada.

A pele negra envelhece mais devagar?

Verdade. Como o principal responsável pelo envelhecimento da pele é o sol e a pele negra é mais resistente a ele, ela demora mais para envelhecer.

Pessoas de pele escura não têm câncer da pele?

Mito. Apesar de pessoas de pele escura (fototipos V e VI) terem maior proteção contra a radiação ultra-violeta, também podem ser acometidas pelo câncer da pele, apesar da incidência ser bem menor do que nas pessoas de pele clara.

As fitas adesivas para tirar cravos funcionam?

Verdade. Mas funcionam apenas naquelas pessoas que tem cravos grandes, com ponta preta exposta. Para aqueles pontinhos escuros bem fininhos é melhor o uso de sabonetes abrasivos diariamente em leve massagem.


Cremes podem acabar de vez com a celulite?

Mito. Os cremes para celulite podem amenizar a aparência da pele mas não tem a capacidade de alterar a estrutura do tecido gorduroso e o seu uso exclusivo não vai acabar de vez com a celulite. O tratamento da celulite depende de mudanças de hábitos alimentares e de saúde.

Dicas para cuidar e preservar a sua pele:
-Evite banhos muito quentes e prolongados. Use água morna.
-Cuidado para não utilizar produtos esfoliantes muito fortes em áreas mais sensíveis, onde a pele é mais fina. Os cremes e sabonetes com grânulos mais abrasivos (que promovem maior desgaste) funcionam como uma lixa e somente devem ser usados em regiões mais grossas da pele, como as palmas das mãos e plantas dos pés.
-Buchas vegetais e esponjas não devem ser usadas todos os dias. Aliás, seu uso é geralmente desnecessário, pois retiram a oleosidade natural da pele que serve de proteção contra bactérias.
– Não utilize esfoliantes para o corpo em excesso. O desgaste provocado pelos grânulos pode retirar a proteção de sua pele, ou até mesmo a sua pele! O corpo entende a abrasão mais profunda como uma agressão, por isso a planta dos pés voltam a engrossar cada vez que você lixa, pois é onde existe a maior concetração de queratina do nosso organismo.É o princípio do peeling; quanto mais a pele for agredida mais queratina ela produz, para tornar a pele mais resitente.
-Os óleos, muito em moda hoje em dia pelo perfume e maciez imediata que conferem, na realidade não hidratam a pele. Eles apenas a impermeabilizam, evitando a perda de água. Ou seja, não substituem o uso dos hidratantes. Estes últimos contêm substâncias responsáveis por fornecer a água necessária para a manutenção da integridade da epiderme. Se você gosta de usar óleo, aplique um hidratante separadamente, em outro horário. Atenção: não adianta passar hidratante imediatamente depois do óleo, pois sua pele já estará impermeabilizada, o que impedirá a ação do hidratante.
-Não se esfregue com toalhas ásperas. Use toalhas felpudas, principalmente nas áreas de dobras do corpo (dedos, pés, virilhas e axilas). Assim, você evita qualquer micose oportunista e preserva a umidade da sua pele.
-Aplique um bom hidratante corporal logo depois do banho, diariamente. Ele é melhor absorvido se aplicado com a pele um pouco úmida,pois os poros estarão mais dilatados.

fonte:www.dermatologia.net

Anúncios
Esta entrada foi postada em Sem categoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s