Pés & mãos:Produtinhos nota 10!

Não tem sandália que fique bonita com aqueles pés grossos (“hiperqueratose plantar”), rachados e ressecados.Nem manicure que disfarce uma mão maltratada por produtos de limpeza ou até mesmo pela ação do tempo…

O espessamento da pele é uma reação do corpo a alguns estímulos externos, seja ao atrito constante (com o calçado ou com o chão) ou ao excesso de carga (pressão exercida pelo aumento de peso do corpo sobre os pés). Portanto, a pele engrossar seria um mecanismo de defesa do organismo.

No entanto, além disso, também pode haver desenvolvimento de ressecamento, calosidades e áreas ásperas, ou mesmo rachaduras se for mais crônico (até mesmo nas mãos).

A própria anatomia das plantas dos pés ou das palmas das mãos já predispõe esse processo: a camada superficial da pele é mais grossa, com maior quantidade de camadas córneas (células mortas queratinizadas que se renovam constantemente). Além disso, nesses locais, temos menos glândulas sebáceas, o que predispõe a um maior ressecamento da pele em comparação a outras regiões do corpo.

Aqui vão algumas dicas para deixar pés e mãos lisinhos e mais bonitos:

-Evite andar descalço em chão áspero.

-Não use sapato apertado e nem com salto muito alto. Isso pode estimular a produção de calos nas regiões de maior pressão.

-Evite usar calçados totalmente rentes ao chão. Precisa ter um apoio plano (um pouco mais elevado do que o resto da sola) no região do calcanhar.

-Sempre use cremes hidratantes nos pés e nas mãos.Além de evitar o ressecamento, evita manchas senis.

-Evite o uso exagerado e freqüente de lixa, pois haverá estímulo constante para deixar a pele da planta do pé ainda mais grossa. Além de piorar rachaduras.

-Substitua a lixa por cremes esfoliantes.

-Se você tem rachaduras, pontos de sangramento, coloração diferente da pele dos pés ou das unhas ou manchas nos pés, procure seu dermatologista.

Existem várias receitas caseiras que tentam deixar seus pés e mãos mais lisinhos, mas muitas pessoas podem considerá-las demoradas, trabalhosas (pois tem que deixar os pés de molho e preparar as substâncias que serão colocadas na água) e não muito tão potentes.

O ideal então seria dar preferência para os cremes prontos que contenham vários dos ativos a seguir, para que possamos agir nas várias frentes de batalha:

1)Remover a camada da pele superficial e reduzir a espessura (que está muito grossa), tendo ação queratólitica, como por exemplo a uréia em alta concentração, ácido salicílico e/ou ácido glicólico.

2)Hidratar de dentro para fora (e não apenas por fora), como por exemplo glicerina, ácido lático e uréia.

3)Dar emoliência e restaurar a função de barreira da pele, como por exemplo óleo de groselha negra, óleo de semente de uva, ácido lático, vitamina E e alantoína.

4)Proteger contra agentes externos (vento, sol, poeira etc.) e manter a umidade natural da pele, como por exemplo os derivados de silicones.

5)Prevenir ou melhorar as fissura/rachadura, como por exemplo adicionando ativos cicatrizantes e anti-inflamatórios (calêndula, própolis, hamamelis, alantoína)

6)Prevenir a infecção dessa rachaduras, usando por exemplo agentes antissépticos, com propriedades anti-micóticas e anti-bacterianas (oxiconazol).

7) Deixar a pele com maciez e impedir que volte a ficar grossa e áspera, como por exemplo uréia e lactato de amônia.

Mas como, em geral, esses cremes prontos não contém todos esses ativos (ou esses ativos estão em concentrações fracas) para agir em várias vias, ou são cremes muito caros, podemos manipulá-los em farmácias de manipulação. Passe com seu dermatologista para maiores orientações.

Maiores informações: http://www.dragisele.med.br

Dois produtos que eu não consigo mais viver sem (RECOMENDADÍSSIMOS):
Para as unhas, uso muito mesmo o Mira cuticle  da avon que diz que  serve para reduzir as cutículas das unhas.Não sei se reduz de verdade,mas hidrata tanto que elas não ficam tão aparentes.Acho 10 quando vc está com pressa, preguiça ou não deu pra ir na manicure.Passa o creminho, dá uma empurradinha com a espátula e TADÁ…pronto para o esmalte!

Mira cuticle AVON

O Nutraplus da Galderma foi um a-cha-do! Esse creme é sensacional para calcanhares ressescados ou descascando (hiperqueratose).
Eu sofria com isso até achar esse creme e olha que eu passo creme todo dia nos pés antes de sair de casa e antes de dormir.Em 3 dias de uso, adeus ressecamento.Comecei a passar até nos cotovelos rsrsr MILAGROSO! Usado, abusado e aprovado.Vende em farmácias comuns. 😉

 O Nutraplus  contém 10% de uréia, que possibilita uma hidratação profunda com uma maior retenção de água. Essa linha é indicada para peles ásperas e secas , ideal para peles com um grau de ressecamento alto em qualquer região do corpo e, por isso, necessite de um tratamento mais intenso. Tem uma linha corporal também. CUMPRE O QUE PROMETE!
O NUTRAPLUS URÉIA 10% creme, custa cerca de R$ 23 reais.

Anúncios
Esta entrada foi postada em Sem categoria.

Um comentário em “Pés & mãos:Produtinhos nota 10!

  1. Sandra disse:

    Eu uso sempre…Adoroo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s