Dermatite de contato- Alergias cutâneas (a esmaltes,cosméticos, sabonetes…):como tratar?


A alergia ou dermatite de contato, pode aparecer em qualquer tempo, e quanto menos você espera. A alergia geralmente vêm com uma dessas caracteristicas: coceiras, vermelhidão, escamação, inchaço, ardência, bolhas pequenas na pele entre outras.

A alergia a algum componente dos cosmésticos , não é tão raro, mas o problema é identificar qual de suas composições que a ocasionou. Existem alguns exames para alergia, mas não da para realizar todos os testes, então é observar e ver se não há ligação no uso de algum produto ou mesmo em alguma alimentação.

Existem alguns componentes de cosmésticos, como os ácidos e uréia, emulsificantes não-iônicos, laurilssulfatos de sódio, propilenoglicol e bronopol que agem como vilões.

As dermatites de contato aparecem normalmente com produtos que se usa frequentemente, como sabonetes, tônicos e hidratantes, pois são esses que entram em contato direto com a pele.

O ESMALTE é aquele produtos que merece bastante cuidado entra diretamente em contato com a pele e mucosa, podendo provocar inchaço, bolhas e descamação.

O desodorante antiperspirante é um dos causadores de alergia, o seu uso proporciona o fechamento dos poros não deixando que o organismo naquele local transpire, esse é o problema existe um acumulo de liquido podendo proporcionar uma inflamação.

A diferença entre os desodorantes são: os antiperspirante reduz a sudorese e o antitranspirante não. Ao comprar um creme ao usá-lo observe por um período, as vezes a reação não é imediata.

No caso dos esmaltes, podem causar alergia se entrar em contato com a pele, em sua composição existe dois componentes o toluol e formaldeído, desencadeadores de alergias, se é propensa a alergia a esmalte opte pelos esmaltes hipoalergêncios.

Alergia ao esmalte
Geralmente não ataca pés e mãos como muitos podem pensar…
Ao fazer uso do esmalte, as mãos vão geralmente ao rosto, principalmente na área da boca e olhos.Veja abaixo como fica quem tem propensão a essa alergia.

Tratamento dermatite de contato
O tratamento mais usado nas lesões de dermatite é os corticóides (principalmente tópicos, os orais só usados em eczemas muito extensos ou refractários).

Pode ser acrescentado um antihistamínicos para controle do prurido, cremes emolientes para hidratação da pele e se houver infecção das lesões eventualmente uma terapêutica anti-infecciosa.

Quando a alergia é pequena, retirar o produto que causou alergia, lavando bem o local, passar uma loção de calamina ou uma pomada antialérgica como a Dexadermil traz bons resultados e tomar um antialérgico oral (Histamin) se estiver com coceira, esse último com indicação médica, pois todo medicamento apesar da indicação possue as contra-indicações.

Fonte: http://atualizei.com/dermatite-de-contato-pomada-antialergica/

About these ads
Esta entrada foi postada em Sem categoria.

4 comentários em “Dermatite de contato- Alergias cutâneas (a esmaltes,cosméticos, sabonetes…):como tratar?

  1. Laka disse:

    Usei a pomada de nome TROK excelente ( 19,00 reais )

  2. christiane amorim disse:

    mtolegal , eu pensei que so comigo que acontecia isso ,tbm faço tratamento com corticoides mas as vezes mesmo sem eu mexer com esmalte volta, eh normal ? tem alguma pomada ou creme que possa me indicar ? beijos

    • tatoogirl disse:

      A vezes a sua alergia é a algum componete especifico.Tipo o formol… Observe se vc não usa algo com esses produto alergenos , leia os rotulos dos produtos, shampoos, perfumes… A promada que eu uso quando minha pele está irritada é a Quadriderm.Dá um alívio mas sempre bom perguntar ao seu médico se é bom pra vc. Um bj!

      • tatoogirl disse:

        E sempre use protetor solar!!! Já tive queimaduras no rosto por causa desses ácidos que compoem os cremes e pomadas pq a demrmatologista não me alertou…passei a pomada, saí no sol e me queimei toda. :\

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s